SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Smoking in a small city: an ethnographic study to serve as a base for the creation of a public health programBrazilian examples of programs for the control of asthma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

CAMPOS, Wesley Ribeiro et al. Uveíte por tuberculose em um centro de referência no Sudeste do Brasil. J. bras. pneumol. [online]. 2008, vol.34, n.2, pp. 98-102. ISSN 1806-3713.

OBJETIVO: Descrever a ocorrência de uveíte por tuberculose (UTB) em um centro de referência em Minas Gerais, Brasil. MÉTODOS: Um total de 16 pacientes (idade > 15 anos) atendidos consecutivamente de janeiro de 2001 a julho de 2004 no Centro de Referência de Uveíte do Estado de Minas Gerais para avaliação diagnóstica de uveíte foi selecionado para este estudo. Foram coletados dados demográficos e clínicos, assim como dados sobre avaliação para toxoplasmose, sífilis e doenças reumatológicas, teste tuberculínico e sorologia anti-HIV. RESULTADOS: Dos 16 pacientes, 11 (69%) tinham UTB. História prévia de contato com tuberculose pulmonar foi relatada por 72% (8/11) dos pacientes do grupo com UTB e por 20% (1/5) dos pacientes do grupo sem UTB. Embora a razão de chances para essa associação tenha sido de 10,67 (IC95%: 0,59-398,66), o valor de p apresentou significância limítrofe (0,078). Não houve diferença quanto ao quadro ocular inflamatório e ao resultado do teste tuberculínico entre os pacientes com UTB e os sem UTB. Todos os pacientes tinham sorologia negativa para o HIV e foram acompanhados por 2 anos. CONCLUSÕES: Neste estudo, a história prévia de contato com tuberculose pulmonar foi de grande ajuda para o diagnóstico da UTB.

Keywords : Tuberculose; Uveíte; Diagnóstico; Brasil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese