SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Hipercoagulabilidade e câncer de pulmãoCapnografia volumétrica como auxílio diagnóstico não-invasivo no tromboembolismo pulmonar agudo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713versão On-line ISSN 1806-3756

Resumo

MANCANO, Alexandre et al. Complicações pulmonares após uso de crack: achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax. J. bras. pneumol. [online]. 2008, vol.34, n.5, pp.323-327. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132008000500012.

Relatamos os achados na tomografia computadorizada de alta resolução de um paciente que, após uso de cocaína fumada (crack), desenvolveu quadro de hemoptise, dispnéia e dor torácica súbitas. As radiografias de tórax mostravam consolidações predominando em lobos superiores. A tomografia de alta resolução evidenciava opacidades em vidro fosco, consolidações e nódulos do espaço aéreo. Nova tomografia de controle, após suspensão da droga e uso de corticóides, mostrou regressão parcial das lesões e aparecimento de escavações. A correlação entre os achados clínicos, laboratoriais e de imagem permitiu o diagnóstico de "pulmão de crack".

Palavras-chave : Cocaína crack [efeitos adversos]; Transtornos relacionados ao uso de cocaína; Tomografia computadorizada por raios X; Drogas ilícitas [efeitos adversos]; Pulmão [efeitos de drogas].

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons