SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue8Inspiratory muscle training and respiratory exercises in children with asthmaSystemic effects of nocturnal hypoxemia in patients with chronic obstructive pulmonary disease without obstructive sleep apnea syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

VEGA, Nelson de Araujo; ORTEGA, Hugo Alejandro Vega; TINCANI, Alfio José  and  TORO, Ivan Felizardo Contrera. Utilização da válvula unidirecional de tórax como sistema de drenagem no pós-operatório de ressecções pulmonares. J. bras. pneumol. [online]. 2008, vol.34, n.8, pp. 559-566. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132008000800004.

OBJETIVO: Avaliar a drenagem pleural através de válvula unidirecional de tórax no pós-operatório de ressecção pulmonar eletiva. MÉTODOS: Foram realizadas 39 ressecções pulmonares, de forma prospectiva e com análise descritiva, em pacientes que utilizaram a válvula unidirecional de tórax (VUT) como o método de drenagem pleural durante o período pós-operatório. Foram excluídos os pacientes com idade inferior a 12 anos, os submetidos à pneumectomia ou a operação de urgência, os que não completaram o seguimento do estudo e os pacientes que utilizaram o sistema de frasco em selo d'água como método inicial de drenagem pleural. Observou-se a expansão pulmonar, o tempo de permanência com o sistema de drenagem, o período de internação e as complicações pós-operatórias. RESULTADOS: Neste estudo, foram incluídos e analisados 36 pacientes. A média de permanência com o sistema de drenagem pleural foi de 3,0 ± 1,6 dias. O laudo da radiografia de tórax, realizado após 30 dias do procedimento cirúrgico foi considerado normal em 34 (95,2%) pacientes. Ocorreram oito (22,4%) casos de complicações pós-operatórias, sendo três (8,4%) relacionadas à VUT. CONCLUSÕES: A utilização da VUT no pós-operatório de ressecção pulmonar eletiva foi eficiente, bem tolerada e apresentou baixo índice de complicação.

Keywords : Drenagem; Complicações pós-operatórias; Cirurgia torácica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese