SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Monitorização portátil no diagnóstico da apneia obstrutiva do sono: situação atual, vantagens e limitaçõesIntoxicação grave por paraquat: achados clínicos e radiológicos em um sobrevivente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713

Resumo

RUBIN, Adalberto Sperb  e  CARDOSO, Paulo Francisco Guerreiro. Termoplastia brônquica em asma. J. bras. pneumol. [online]. 2010, vol.36, n.4, pp. 506-512. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132010000400018.

Os modernos tratamentos disponíveis para a asma proporcionam um bom controle da doença na maioria dos casos. Um número significativo de pacientes, no entanto, não responde a esses tratamentos, ou seja, não apresenta um alívio sintomático importante. A termoplastia brônquica é uma nova modalidade terapêutica, na qual a musculatura lisa das vias aéreas é especificamente tratada. Esse procedimento broncoscópico libera energia através de radiofrequência para as vias aéreas buscando a redução da broncoconstrição mediada pela musculatura lisa. Neste artigo, apresentamos a técnica da termoplastia, sumarizamos os resultados dos principais estudos clínicos randomizados do procedimento e discutimos seus mecanismos de ação e potenciais efeitos adversos. Também propomos estratégias para o futuro uso clínico desse novo tratamento.

Palavras-chave : Asma [prevenção & controle]; Asma [terapia]; Broncoscopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês