SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Pneumonia adquirida na comunidade e derrame pleural parapneumônico relacionados a Mycoplasma pneumoniae em crianças e adolescentesUltrassom pulmonar em pacientes críticos: uma nova ferramenta diagnóstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713

Resumo

HUF, Gisele  e  KRITSKI, Afrânio. Avaliação da utilidade clínica de novos testes diagnósticos em tuberculose: o papel dos ensaios clínicos pragmáticos. J. bras. pneumol. [online]. 2012, vol.38, n.2, pp. 237-245. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132012000200014.

A tuberculose é uma das principais doenças infecciosas em países em desenvolvimento, e o tempo durante o qual a cadeia de transmissibilidade é mantida tem sido apontado como um dos principais fatores de perpetuação da doença. Nesse contexto, novas ferramentas para o diagnóstico têm sido aprovadas pelas agências regulamentadoras nesses países, e sua incorporação é quase imediatamente implementada pelos programas governamentais de controle da tuberculose. As intervenções na área da saúde têm sido cada vez mais investigadas em ensaios clínicos explanatórios (que avaliam seus efeitos benéficos) e em ensaios clínicos pragmáticos (que auxiliam na tomada de decisão). Nós argumentamos que a avaliação de novas técnicas diagnósticas para a detecção da tuberculose não deveria escapar dessa mesma lógica de escrutínio.

Palavras-chave : Tuberculose [diagnóstico]; Tuberculose [prevenção e controle]; Ensaio clínico controlado como tópico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês