SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue5Air pollution and the respiratory systemHemophagocytic syndrome due to pulmonary sarcoidosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

HOCHHEGGER, Bruno et al. O tórax e o envelhecimento: manifestações radiológicas. J. bras. pneumol. [online]. 2012, vol.38, n.5, pp. 656-665. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132012000500016.

Nos idosos (convencionalmente definidos como indivíduos com idade > de 60 anos), é muitas vezes difícil estabelecer o que é normal devido a inúmeras modificações anatômicas e fisiológicas que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Como resultado, o principal problema consiste em diferenciar o ponto em que o envelhecimento é normal daquele no qual a doença começa. Os achados radiológicos do tórax de pessoas idosas sadias são comumente limítrofes. Revisamos sistematicamente a literatura médica sobre o assunto, abrangendo o período entre 1950 e 2011, incluindo artigos em português, inglês, francês, italiano e espanhol. A busca foi feita através das bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, utilizando os seguintes termos: age, aging, lung, thorax, chest, X-ray, radiography, pulmonary, computed tomography e suas traduções correspondentes, em combinações variadas. Os critérios de inclusão foram artigos originais e de revisão de achados radiológicos no tórax relacionados ao envelhecimento. Em linhas gerais, o envelhecimento resulta em modificações fisiológicas que devem ser reconhecidas de forma a não serem erroneamente interpretadas como patologias.

Keywords : Envelhecimento; Tórax; Pulmão; Diagnóstico por imagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese