SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Effective tobacco control measures: agreement among medical studentsFrequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713On-line version ISSN 1806-3756

Abstract

MATOS, Verena Sampaio Barbosa et al. Efeitos das emissões geradas pela queima da cana-de-açúcar em traqueia e pulmões de ratos Wistar. J. bras. pneumol. [online]. 2017, vol.43, n.3, pp.208-214. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562016000000144.

Objetivo:

Avaliar os efeitos da exposição à fumaça da queima da cana-de-açúcar sobre mecanismos inflamatórios em tecidos de traqueia e de parênquima pulmonar de ratos Wistar após diferentes períodos de exposição.

Métodos:

Estudo experimental, randomizado, não cego. Os animais foram divididos em quatro grupos: controle (GC), sob condições padrão de laboratório e os demais expostos à fumaça da queima da cana-de-açúcar por diferentes períodos: em 1 (GE1), 7 (GE7) e 21 (GE21) dias. Após a eutanásia com 200 mg/kg de ketamina/xilazina, foram coletados fragmentos de traqueia e pulmão e fixadas em formol 10%. Análises histológicas foram realizadas com coloração com H&E e picrosírius.

Resultados:

Não houve infiltrado inflamatório nos tecidos no GC. O processo inflamatório na análise histológica de tecidos de traqueia e de parênquima pulmonar foi significativamente mais intenso no GE7 quando comparado ao GC (p < 0,05 e p < 0,01, respectivamente). Em comparação com os grupos GC e GE1, apenas no GE21 foi observada angiogênese significativa no parênquima pulmonar e aumento significativo de depósitos de colágeno em tecido de traqueia (p < 0,001 e p < 0,01, respectivamente).

Conclusões:

Nesta amostra, a fumaça da queima de cana-de-açúcar induziu processo inflamatório focal, difuso e agudo em tecidos de traqueia na lâmina própria, sem perda do tecido epitelial ciliado. Houve presença de edemas intersticiais e alveolares e infiltrados de células polimorfonucleares no parênquima pulmonar nos animais dos grupos experimentais.

Keywords : Saccharum; Fumaça; Inflamação; Sistema respiratório.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )