SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Gestão do Capital Humano: comparação na localização de software de gestão do capital humano entre os paises Brasil, Argentina e MéxicoO Processo de Internacionalização como Elemento Gerador de Capacidades Dinâmicas: o caso da WEG na Argentina e na China índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1806-4892versão On-line ISSN 1983-0807

Resumo

RIBEIRO, Rodolfo; CASAS, Alexandre Luzzi Las; NIZA, Rachel Campos  e  GUEDES, Renan Mastrange. Demanda Variável e Lucratividade em Empresas Prestadoras de Serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2009, vol.11, n.33, pp.351-366. ISSN 1806-4892.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v11i33.346.

Administrar um cenário de demanda variável é particularmente desafiador em uma empresa de serviços, pois geralmente essas empresas possuem uma maior parcela de custos fixos. O artigo estuda como uma empresa prestadora de serviços administra sua variabilidade de demanda e a relação com a lucratividade da organização. Além disso, buscou-se levantar quais alternativas são utilizadas para minimizar o impacto de uma demanda variável na rentabilidade da empresa. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, com uma empresa brasileira prestadora de serviços de tecnologia da informação. O estudo sugere que alternativas como a subcontratação de terceiros para cobrir picos de demanda pode ter benefícios apenas no curto prazo, derrubando a lucratividade da empresa em períodos mais longos. Algumas opções são levantadas, como a internacionalização de funcionários e o investimento na formação de mão-de-obra própria.

Palavras-chave : Demanda variável; Rentabilidade; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )