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Proposta de um Modelo Conceitual de Valor de Marca na Nova Lógica de Serviços

The Proposal of a Conceptual Model of Brand Equity in the New Logic of Services

Propuesta de un Modelo Conceptual de Valor de la Marca en La Nueva Lógica de Servicios

RESUMO

O estudo sobre valor de marca é considerado um dos pontos centrais da gestão estratégica de marketing (WEBSTER JUNIOR, 2005WEBSTER JUNIOR, F. E. A perspective on the evolution of marketing management. Journal of Public Policy & Marketing, Chicago, v. 24, n. 1, p. 121-126, Spring 2005.). Muita ênfase tem sido dada aos estudos deste tema em relação aos serviços, por apresentarem características que os diferenciam dos produtos (BERRY, 2000BERRY, L. L. Cultivating service brand equity. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 28, n. 1, p. 128-139, Winter 2000.). Além disso, Vargo e Lusch (2004a VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, Chicago, v. 68, n. 1, p. 1-17, Jan. 2004a.) propõem uma nova forma de estudar os serviços, inspirado no deslocamento de uma lógica em que os bens tangíveis são o ponto central para uma lógica na qual os aspectos intangíveis e a interação com o consumidor são centrais (Nova Lógica Dominante de Serviços). Nessa proposta, a marca é um ponto esquecido pelos autores, apesar de sua reconhecida relevância (BRODIE; GLYNN; LITTLE, 2006BRODIE, R. J.; GLYNN, M. S.; LITTLE, V. The service brand and the service-dominant logic: missing fundamental premise or the need for stronger theory?. Marketing Theory, London, v. 6, n. 3, p. 363-379, Sept. 2006.). O objetivo deste artigo é propor um modelo conceitual de antecedentes do valor de marca em serviços nessa nova abordagem. Por meio de uma pesquisa exploratória, é apresentada uma revisão teórica sobre valor de marca e sobre os elementos desta nova lógica dominante. Um conjunto de antecedentes do valor de marca nesse contexto é proposto, com base no modelo de Berry (2000BERRY, L. L. Cultivating service brand equity. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 28, n. 1, p. 128-139, Winter 2000.), mantendo os elementos indicados pelo autor (Marca apresentada pela empresa, Comunicação externa, e Experiência do consumidor com a empresa), e indicando a inclusão dos elementos Personalidade de marca e Co-criação. Como resultado, o estudo oferece um modelo que pode servir de base para uma nova perspectiva de gestão e de pesquisas sobre valor de marca em serviços.

Palavras-chave:
Valor de marca; Serviços; Nova lógica

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