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Variáveis Contingenciais aos Métodos de Valoração dos Produtos: estudo empírico em PME’S industriais portuguesas

Contingent Variables to the Valuation Product Methods: empirical study of industrial portuguese SMEs

Variables Contingenciales a los Métodos de Valoración de los Productos: estudio empírico en PME’S industriales portuguesas

RESUMO

A teoria da contingência é baseada na premissa de que não há um sistema de contabilidade ideal que se aplique da mesma forma a todas as organizações, tudo depende de diversos fatores contingenciais. Os estudos já realizados permitem identificar diversas variáveis contigenciais aos métodos de contabilidade de gestão, no entanto nenhum desses estudos se dirigiu a Pequenas e Médias Empresas (PME’s), o que justifica investigação que permita concluir se estas variáveis contigenciais, já estabilizadas na teoria, também o são se analisarmos empresas de pequena dimensão. Os objetivos deste estudo estão relacionados com a identificação de relações entre o método de valoração dos produtos utilizados pelas PME’s e três variáveis contingenciais: a dimensão das empresas; o tipo de produção; a detenção do capital. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a dimensão das empresas e os métodos de valoração dos produtos. Os dados recolhidos sugerem ainda existir uma relação entre a forma como as empresas valoram os produtos e o fato de produzirem para “stock” ou por encomenda, no entanto o reduzido número de observações não permitiu validar estatisticamente esta evidência. Relativamente à detenção do capital, a informação recolhida mostra que não existe nenhuma relação entre o tipo de sociedade e o método de valoração dos produtos.

Palavras-chave:
Teoria contingência; Detenção capital; Dimensão

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