RESUMO
Estima-se que, atualmente, 29% da população mundial e 38% da brasileira usem a Internet, evidenciando, assim, sua importância no cotidiano das pessoas em âmbito mundial e nacional. Considerando a Internet como meio de comunicação, esta pesquisa investiga a influência da Interatividade como fator a aumentar a memorização aos sites na Internet. Segundo a literatura os fatores multicaminhos, imediatismo e contingente aumentam a interatividade e sites que fornecem um ou mais desses fatores influenciam a memorização. Para melhor compreensão da situação-problema, identificação das pistas e elaboração das hipóteses, foram realizadas 20 entrevistas pessoais em profundidade. Em seguida, por meio de levantamento, fez-se uma pesquisa quantitativa exploratória com 300 entrevistados. As hipóteses foram testadas por meio do Qui-quadrado e por análise de agrupamentos hierárquicos e não hierárquicos. Os resultados da pesquisa, para a amostra usada, indicam que, quanto menor for o número de pistas de um site, maior será a memorização e o acesso, ou visitação, ao site. A contribuição teórica desta investigação é que os sites que oferecem menos pistas são mais interativos, tornando-se mais lembrados. A implicação gerencial é que sites com claro posicionamento e com poucas quantidades de informações, ou pistas, tendem a ser mais lembrados e acessados pelos internautas.
Palavras-chave:
Interatividade; Memorização; Internet; Meio de comunicação