RESUMO
Faz-se necessário que organizações definam estratégias de gestão de custos em relacionamentos interorganizacionais existentes nas Cadeias de Suprimentos (CS), focalizando não apenas redução de custos individuais, mas a melhoria da vantagem competitiva das referidas cadeias. A Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) focaliza a minimização de custos, criando vantagens competitivas frente às cadeias concorrentes. O objetivo deste trabalho é verificar como está sendo praticada a GCI na cadeia em uma montadora de veículos automotores na região do Grande ABC (SP). No desenvolvimento de uma pesquisa exploratória, foram entrevistados dez gestores das áreas de Suprimentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia de Qualidade de Fornecedores, Logística e Finanças, visando identificar e analisar os aspectos que caracterizam a prática da GCI na cadeia da montadora. Pode-se constatar que há prática da GCI em todas as etapas do ciclo de vida do produto, focadas na redução de custos e melhoria contínua dos processos e produtos. Os resultados obtidos evidenciam que a prática da GCI torna os relacionamentos entre a montadora e os fornecedores mais rentáveis e duradouros, apesar de ficar clara a dependência da maioria dos fornecedores e não ficar caracterizada a transparência mútua. A GCI é ferramenta capaz de gerar benefícios para toda a cadeia, devendo ser incluída na gestão estratégica das empresas.
Palavras-chave:
Gestão de custos interorganizacionais; Indústria automobilística; Relacionamentos interorganizacionais