Acessibilidade / Reportar erro

Influência da Dissimilaridade de Valores Individuais no Resultado de Times de Alta Gerência: um estudo em laboratório de gestão

Influencia de la Disimilitud de Valores Individuales en el Resultado de Equipos de Alta Dirección: un estudio en laboratorio de gestión

RESUMO

Numerosas pesquisas atribuem os resultados organizacionais à atuação de times de alta gerência (TAG). Algumas delas sugerem que o processo de escolha estratégica é influenciado pela base cognitiva e pelos valores dos executivos que compõem esses times e têm centrado sua atenção sobre a composição dos TAG, utilizando variáveis demográficas como proxies de características em nível profundo. O objetivo deste estudo, de natureza descritivo-exploratória, foi verificar, diretamente, a influência de características em nível profundo no resultado de TAG, mediante as dissimilaridades de valores individuais (pessoais e laborais) dos membros desses times. Utilizando o ambiente de um laboratório de gestão de uma instituição de ensino superior paulista e o método quantitativo, aplicaram-se dois inventários para mensuração de valores pessoais e laborais, respectivamente, validados no Brasil, em TAG formados por graduandos de Administração e Contabilidade em situação de jogo de empresas, resultando amostra não probabilística de 32 times, contemplando 186 estudantes com respostas válidas. Mediante técnica de regressão linear múltipla, dois modelos resultaram estatisticamente significativos. Verificou-se que a melhoria dos resultados de times de alta gerência ocorre quando os membros diferem na importância atribuída a valores relacionados à abertura à mudança e valorizam de forma semelhante aspectos relacionados a regras e segurança na vida (valores de conservação) e à busca de poder (prestígio), dando indícios de que isso pode ocorrer não só em ambiente de laboratório, mas no ambiente empresarial, no qual as pressões de tempo e competição são ainda mais severas e, portanto, mais suscetíveis às características subjetivas de nível profundo.

Palavras-chave:
Valores pessoais; Valores laborais; Times de alta gerência; Resultados de times; Laboratório de gestão

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br