RESUMO
Objetivo:
Estar atualizado requer leitura de periódicos e reportagens de temas relevantes para formação profissional. O objetivo deste artigo é apresentar um método de ensino Projeto Atualidades - gerador de diferencial no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido numa Instituição de Ensino Superior.
Método:
É uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com depoimento de 50 alunos, seis empresários e profissionais convidados e quatro professores, de 2006 a 2010, utilizada observação direta das apresentações dos estudantes e convidados, análise documental dos dados do projeto e depoimentos dos envolvidos. Categorias de análise: reconhecimento da importância da atualização, relação do material selecionado com o conteúdo das disciplinas, despertar para a interface entre teoria e prática, descoberta e acesso de maior quantidade de fontes de pesquisa, compartilhamento de ideias e aprimoramento da capacidade de apresentação de trabalhos em sala de aula.
Fundamentação teórica:
O estudo considerou pesquisas sobre ensino-aprendizagem baseadas em processos de leitura sistemático, disciplinado, reflexivo e significativo do conhecimento produzido mundialmente que exige profissional conectado com o mundo através de conhecimento, constante valorização do cidadão e suas ações locais, regionais e internacionais, em que se considera a leitura promotora de prosperidade e inserção social (Lowman, 2004; Dewey, 1978; Pestalozzi, 1946).
Resultados:
Os resultados demonstraram que os estudantes, ao buscarem atualização através das leituras, conheceram práticas empresariais locais de referência.
Contribuições:
O método de ensino estudado contribui para a educação sobre ensino-aprendizagem e corrobora com trabalhos que discutem a formação de massa crítica no ensino superior.
Palavras-chave:
Leitura; Atualidades; Método de Ensino; Instituição de Ensino Superior