SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número56Evaluation of merger and acquisition processes in the Brazilian banking sector by means of an event studyGestión de recursos humanos en la empresa, desempeño y sentido de compromiso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versión impresa ISSN 1983-0807versión On-line ISSN 1806-4892

Resumen

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco  y  MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Uma Análise Distintiva entre o Estudo de Caso, A Pesquisa-Ação e a Design Science Research. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2015, vol.17, n.56, pp.1116-1133. ISSN 1806-4892.  https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.2069.

Objetivo:

Esse ensaio tem como objetivo analisar a distinção entre métodos de pesquisa típicos na gestão de operações (estudo de caso e pesquisa-ação) com a design science research.

Método:

O artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual, fundamentada em ampla revisão da literatura. A revisão da literatura se concentrou em trabalhos que discutem a utilização do Estudo de Caso, da Pesquisa-Ação e da Design Science/Design Science Research.

Fundamentação teórica:

Esse ensaio explicita as bases do Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação. Em virtude de sua utilização recente como método de pesquisa, a Design Science Research é apresentada em maior profundidade.

Resultados:

Primeiro, é realizada uma apresentação da design science e da design science research como paradigma e método de pesquisa, respectivamente, no campo da gestão; segundo, a distinção entre as Ciências Naturais, Ciências Sociais e a Design Science; terceiro, uma análise comparativa entre os métodos de pesquisa Estudo de Caso, Pesquisa-Ação e Design Science Research; por fim, um conjunto de sugestões para pesquisas futuras no que tange à utilização de métodos de pesquisa na área de gestão, em geral, e de gestão de operações, em particular.

Contribuições:

As principais contribuições desse ensaio se concentram na reflexão sobre os métodos de pesquisa utilizados na área de gestão. Uma contribuição importante é a ampliação do repertório de métodos de pesquisa pela compreensão e utilização da design science research. A utilização desse método de pesquisa pode contribuir para a redução do distanciamento entre rigor e relevância que tem sido caracterizado por diversos autores.

Palabras clave : abordagem de pesquisa; métodos de pesquisa; estudo de caso; pesquisa-ação; design science research.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )