Acessibilidade / Reportar erro

Seleção dos fatores de risco nas políticas de seguro de automóveis: uma maneira de aprimorar os lucros das companhias de seguro

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste trabalho é testar a validade do uso de níveis “bonus-malus” (BM) para classificar satisfatoriamente os segurados.

Método:

A fim de alcançar o objetivo proposto e mostrar a evidência empírica, um método de inteligência artificial, a teoria de Rough Set, foi aplicado.

Resultados:

A evidência empírica mostra que os fatores de risco comuns empregados pela companhia de seguros são boas variáveis explicativas para classificar políticas dos segurados. Além disso, a variável do nível de BM aumenta ligeiramente o poder explicativo dos fatores de risco a priori.

Implicações práticas:

Para aumentar a capacidade de previsão do nível de BM, questionários psicológicos poderiam ser usados para medir as características ocultas dos segurados.

Contribuições:

A principal contribuição é que a metodologia utilizada para realizar a pesquisa, teoria de Rough Set, não foi ainda aplicada a esse problema.

Palavras-chave:
companhia de seguros automobilísticos; fatores de risco; sistema de “bonus- malus”; teoria de Rough Set; inteligência artificial

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br