Acessibilidade / Reportar erro

Qual a relação entre diversidade e desempenho? Um estudo sobre a relação entre a proporção de pessoas com deficiência na produtividade das empresas brasileiras

Resumo

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre uma maior participação de pessoas com deficiência nos quadros funcionais de empresas brasileiras e produtividade como indicador de desempenho.

Metodologia:

Para testar a relação entre a proporção de PcD e a produtividade das empresas brasileiras, optou-se pela análise de regressão em dados de painel usando dados públicos de 46 empresas para os anos de 2010 e 2011.

Resultados:

Não foram observadas evidências estatísticas de que uma maior proporção de pessoas com deficiência no quadro de funcionários tem relação negativa (ou positiva) com a produtividade das empresas brasileiras. Observou-se, porém, uma relação positiva entre uma maior proporção de pessoas com deficiência e produtividade entre aquelas empresas que têm maior engajamento social.

Contribuições:

Esses resultados sinalizam o caráter contingencial associado à gestão da diversidade e que e a adoção de práticas de ação social pelas empresas brasileiras pode ser uma importante ferramenta no gerenciamento da diversidade e inclusão.

Palavras-chave:
Pessoa com deficiência; produtividade; engajamento social

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br