SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número60Do experiential events create city brand? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1983-0807versão On-line ISSN 1806-4892

Resumo

ARROYO, Matilde Ruiz; FUENTES, María del Mar Fuentes  e  JIMENEZ, Jenny María Ruiz. Um estudo internacional sobre os fatores que explicam a expectativa de alto crescimento em novos empreendimentos: uma perspectiva de gênero. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2016, vol.18, n.60, pp.171-190. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.1947.

Objetivo:

Considerando a importância do empreendedorismo de alto impacto para o crescimento econômico e o notável potencial que as mulheres empreendedoras ainda têm para contribuir para a atividade econômica, neste estudo propomos um modelo para explicar a expectativa de alto crescimento de um empreendedor com base em variáveis estratégicas relevantes, também abordando a identificação de possíveis diferenças de gênero nos prognosticadores da expectativa de alto crescimento de um empreendedor.

Metodologia:

Utilizamos os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2009, trabalhando com uma amostra de 8.641 empreendedores em estágio inicial em 49 países. Realizamos regressões logísticas binomiais hierárquicas, incluindo uma análise segmentada para comparar o modelo entre mulheres e homens empreendedores.

Resultados:

Com base em nossos resultados, confirmamos o gênero como uma forte variável explanatória para as aspirações de crescimento, com as mulheres mostrando níveis inferiores de expectativa de alto crescimento de seus empreendimentos. Além disso, na comparação entre os determinantes da expectativa de alto crescimento por gênero, podemos concluir que o conjunto de prognosticadores significativos não é o mesmo para homens e mulheres empreendedores. Esses resultados sugerem um efeito moderador do gênero na configuração dos fatores que determinam a propensão do empreendedor para o alto crescimento.

Contribuições:

Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos fatores que motivam a expectativa de alto crescimento, ajudando assim a avançar o conhecimento na área de empreendedorismo estratégico, bem como a literatura sobre empreendedorismo feminino. Com relação à implicação prática, nossos resultados apontam para a necessidade de conceber políticas específicas para homens e mulheres, de modo a promover o empreendedorismo de alto crescimento.

Palavras-chave : Expectativa de alto crescimento da empresa; gênero; visão baseada em recursos; fatores organizacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )