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Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do funcionário: papel mediador do compromisso organizacional

Resumo

Objetivo:

O estudo investiga o relacionamento entre a percepção dos funcionários sobre as práticas externas de RSC de suas organizações e o compromisso organizacional dos funcionários (afetivo) e o engajamento no trabalho, engajamento na organização, comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo e o comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização no contexto do setor bancário saudita.

Metodologia:

O estudo extrai sua base teórica da teoria da identidade social (Tajfel & Turner, 1979) e da teoria da troca social (Blau, 1964). Os dados foram coletados por meio de pesquisa com o uso de questionários, e a Análise de regressão da mediação foi utilizada para explorar o relacionamento entre as variáveis independentes e dependentes com base no método de Baron & Kenny (1986).

Resultados:

O estudo observado um relacionamento positivo entre a RSC e o compromisso organizacional, engajamento do funcionário e comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização. O comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo não foi, entretanto, observado como estando vinculado à RSC percebida.

Contribuições:

A originalidade deste estudo está em sua estrutura e em um aspecto particular da medição da RSC. Ele conceitualiza um modelo integrado para construir um relacionamento entre a RSC, o compromisso organizacional, o engajamento do funcionário e o CCO. Como o estudo vê a RSC como uma ferramenta competitiva para as organizações, aqui as atividades de RSC são medidas em termos relativos em vez de termos absolutos, ato independente de uma organização.

Palavras-chave:
responsabilidade social corporativa; engajamento no trabalho; compromisso organizacional; comportamento de cidadania organizacional; engajamento organizacional

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