SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número60Do experiential events create city brand?Valoração econômica da flexibilidade de produção em diferentes regiões do setor sucroalcooleiro brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1983-0807versão On-line ISSN 1806-4892

Resumo

AZIM, Mohammad Tahlil. Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do funcionário: papel mediador do compromisso organizacional. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2016, vol.18, n.60, pp.207-225. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2319.

Objetivo:

O estudo investiga o relacionamento entre a percepção dos funcionários sobre as práticas externas de RSC de suas organizações e o compromisso organizacional dos funcionários (afetivo) e o engajamento no trabalho, engajamento na organização, comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo e o comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização no contexto do setor bancário saudita.

Metodologia:

O estudo extrai sua base teórica da teoria da identidade social (Tajfel & Turner, 1979) e da teoria da troca social (Blau, 1964). Os dados foram coletados por meio de pesquisa com o uso de questionários, e a Análise de regressão da mediação foi utilizada para explorar o relacionamento entre as variáveis independentes e dependentes com base no método de Baron & Kenny (1986).

Resultados:

O estudo observado um relacionamento positivo entre a RSC e o compromisso organizacional, engajamento do funcionário e comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização. O comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo não foi, entretanto, observado como estando vinculado à RSC percebida.

Contribuições:

A originalidade deste estudo está em sua estrutura e em um aspecto particular da medição da RSC. Ele conceitualiza um modelo integrado para construir um relacionamento entre a RSC, o compromisso organizacional, o engajamento do funcionário e o CCO. Como o estudo vê a RSC como uma ferramenta competitiva para as organizações, aqui as atividades de RSC são medidas em termos relativos em vez de termos absolutos, ato independente de uma organização.

Palavras-chave : responsabilidade social corporativa; engajamento no trabalho; compromisso organizacional; comportamento de cidadania organizacional; engajamento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )