Resumo
Objetivo:
Este artigo propõe um modelo integrado de três estágios para testar o impacto das capacidades de TI ao nível da firma.
Metodologia:
O modelo de avaliação foi construído a partir das seguintes fases de pesquisa: i) avaliação das variáveis por especialistas das áreas de TI e de negócios; ii) pesquisa pré-teste; e iii) pesquisa piloto. A pesquisa completa foi aplicada a gerentes das áreas de TI e de negócios nas maiores organizações do Brasil, e foi analisada por meio de Modelagem por Equações Estruturais.
Resultados:
Os resultados da pesquisa completa nos permitem tirar conclusões sobre as relações que existem entre as capacidades de TI, a qualidade da informação e o desempenho de processos. O desempenho de processos intermedeia parcialmente o impacto das capacidades de TI no desempenho da firma.
Contribuições:
Os resultados apresentados contribuem para aspectos acadêmicos e de gestão, pois permitem: i) replicar o modelo em outros contextos de pesquisa (nacional e internacionalmente) e avaliar as melhorias incrementais das capacidades de TI no desempenho da firma; ii) identificar indicadores de desempenho intermediários, associados ao uso de TI, e a concentração de energia das organizações na mensuração dos efeitos de TI nos processos de negócios; iii) adotar um modelo de análise horizontal do desempenho de TI em grandes firmas, a partir da perspectiva de gerentes de negócios e de TI.
Palavras-chave:
Benefícios de TI; lucros de TI; variáveis de desempenho; nível de processo e de firma; mensuração de valor