SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número60Valoração econômica da flexibilidade de produção em diferentes regiões do setor sucroalcooleiro brasileiroVariáveis de contexto organizacional a serem consideradas no projeto de sistemas de recompensas orientados à inovação de produtos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1983-0807versão On-line ISSN 1806-4892

Resumo

OLIVEIRA, Deyvison de Lima; MACADA, Antonio Carlos Gastaud  e  OLIVEIRA, Gessy Dhein. Valor das capacidades de TI: efeitos nos processos e no desempenho da firma em um país em desenvolvimento. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2016, vol.18, n.60, pp.245-266. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2746.

Objetivo:

Este artigo propõe um modelo integrado de três estágios para testar o impacto das capacidades de TI ao nível da firma.

Metodologia:

O modelo de avaliação foi construído a partir das seguintes fases de pesquisa: i) avaliação das variáveis por especialistas das áreas de TI e de negócios; ii) pesquisa pré-teste; e iii) pesquisa piloto. A pesquisa completa foi aplicada a gerentes das áreas de TI e de negócios nas maiores organizações do Brasil, e foi analisada por meio de Modelagem por Equações Estruturais.

Resultados:

Os resultados da pesquisa completa nos permitem tirar conclusões sobre as relações que existem entre as capacidades de TI, a qualidade da informação e o desempenho de processos. O desempenho de processos intermedeia parcialmente o impacto das capacidades de TI no desempenho da firma.

Contribuições:

Os resultados apresentados contribuem para aspectos acadêmicos e de gestão, pois permitem: i) replicar o modelo em outros contextos de pesquisa (nacional e internacionalmente) e avaliar as melhorias incrementais das capacidades de TI no desempenho da firma; ii) identificar indicadores de desempenho intermediários, associados ao uso de TI, e a concentração de energia das organizações na mensuração dos efeitos de TI nos processos de negócios; iii) adotar um modelo de análise horizontal do desempenho de TI em grandes firmas, a partir da perspectiva de gerentes de negócios e de TI.

Palavras-chave : Benefícios de TI; lucros de TI; variáveis de desempenho; nível de processo e de firma; mensuração de valor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )