Resumo
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é obter evidências da relação entre o comportamento proativo do empreendedor em rede e a inteligência emocional (traço) visando o suporte à transição para carreiras empreendedoras.
Delineamento/metodologia/abordagem:
Utilizou-se o Questionário de Traço de Inteligência Emocional - Versão Curta (TEIQue-SF), desenvolvido por Petrides (2001, 2009), para testar hipóteses sobre os fatores que definem o uso proativo de uma rede profissional e sua relação com o nível individual de inteligência emocional enquanto traço e seus quatro componentes (bem-estar, autocontrole, emocionalidade e sociabilidade). Um questionário foi enviado a empreendedores locais para verificar se o traço de inteligência emocional atua como um preditor do comportamento proativo em rede.
Resultados:
Os resultados finais confirmam parcialmente a hipótese de pesquisa, com alguns componentes da IE (fatores de bem-estar e sociabilidade) mostrando uma correlação positiva significativa com o comportamento proativo em rede. Isso indica que a capacidade dos empreendedores de regular emoções influencia o seu comportamento em rede, ajudando-os a serem bem-sucedidos em suas relações de negócios.
Originalidade/valor:
O presente estudo fornece uma direção clara para pesquisas futuras, focalizando como a inteligência emocional enquanto traço afeta o comportamento em redes sociais entre empreendedores, demonstrando, dessa forma, a utilidade de usar a IET para avaliar empreendedores de alto potencial.
Palavras-chave:
Inteligência emocional; empreendedorismo; comportamento em rede; TEIQue; comportamento proativo