Resumo
Objetivo:
Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo para analisar o contexto e o comportamento crítico da associação interorganizacional com base na estratégia de coopetição.
Metodologia:
A pesquisa é exploratória, com metodologia estatística descritiva. A coleta de dados baseou-se em um questionário de percepção empresarial aplicado a 545 empresas de turismo e a 49 associações empresariais locais em duas cidades brasileiras.
Resultados:
O principal resultado teórico foi a introdução de um modelo de associação (partnering) e suas variáveis baseadas na coopetição. O principal resultado empírico foi comprovar que a alta competição interna entre os participantes no setor de turismo é uma maior fonte de comportamento de coopetição do que a concorrência externa. Valores compartilhados, confiança mútua, complementaridade e conscientização das vantagens competitivas derivadas da parceria coexistem com a concorrência interna entre as empresas desse setor.
Contribuições:
A coopetição no setor de turismo é pouco pesquisada, mas este estudo confirma que é um comportamento híbrido muito apropriado para explicar as relações atuais nos mercados, além de representar as redes interorganizacionais geradas pelas associações empresariais. O valor dessa pesquisa foi fornecer uma escala para medir o contexto cooperativo e competitivo para a associação baseada na estratégia de coopetição, que pode ser aplicada a outras indústrias ou setores.
Palavras-chave:
Coopetição; Redes interorganizacionais; Associação; Turismo