Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo é investigar como o consumidor é influenciado em sua intenção de compra após ter acesso, em mídias sociais virtuais, a mensagens com capacidade de persuasão passadas por líderes de opinião digitais.
Metodologia:
Coleta de dados via questionário digital (survey) e análise de dados via modelagem de equações estruturais.
Resultados:
Observou-se que um líder de opinião digital capaz de gerar mensagens persuasivas consegue mudar a atitude de seus seguidores e fazer que aceitem a informação fornecida, influenciando a intenção de compra dos produtos avaliados.
Contribuições:
Os resultados apontam que foi possível verificar a relação direta e positiva entre a capacidade de persuasão de uma mensagem e a aceitação da informação contida nessa mensagem e entre a mensagem persuasiva e a mudança de atitude em relação à compra do bem avaliado por ela. Isso realça a relevância desses líderes de opinião para a definição de estratégias de marketing pelas empresas.
Palavras-chave:
Mídias sociais virtuais; líderes de opinião digitais; aceitação de informações; atitude; intenção de compra