SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Linking e-hrm practices and organizational outcomes: empirical analysis of line manager’s perceptionAdoption of Technological Products and Services for Different Consumer Profiles: An analysis using the Technology Adoption Propensity Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Print version ISSN 1806-4892On-line version ISSN 1983-0807

Abstract

COSTA, Ana Carolina; DEMO, Gisela  and  PASCHOAL, Tatiane. Políticas e práticas de gestão de pessoas produzem servidores públicos resilientes? Evidência da validação de um modelo estrutural e de modelos de mensuração. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.70-85. ISSN 1806-4892.  https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i1.3965.

Objetivo:

Com base na relevância da resiliência no ambiente de trabalho e na importância de estratégias efetivas de gestão de pessoas nas organizações, esta pesquisa propõe identificar a influência das políticas e práticas de gestão de pessoas na resiliência do servidor público no trabalho.

Metodologia:

Os dados deste estudo quantitativo foram analisados por meio de análise fatorial confirmatória e análise de regressão usando a modelagem de equações estruturais. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa.

Resultados:

A política de envolvimento foi o único previsor de resiliência no trabalho. Além disso, os resultados revelaram duas escalas (EPPRH e a Escala de Resiliência no Trabalho) com validade e confiabilidade, que podem ser utilizadas em estudos científicos relacionais.

Contribuições:

Esta pesquisa contribui para estudos empíricos na área do comportamento organizacional referente à investigação de histórico da resiliência no trabalho e, principalmente, à análise de uma relação entre variáveis ainda não exploradas na literatura.

Keywords : Políticas e práticas de gestão de pessoas; Resiliência no trabalho; Validação da escala confirmatória; Modelagem de equações estruturais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )