Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Gestão de Negócios
versão impressa ISSN 1806-4892versão On-line ISSN 1983-0807
Resumo
HUMPHREY, John; TODEVA, Emanuela; ARMANDO, Eduardo e GIGLIO, Ernesto. Cadeias globais de valor, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais: convergências. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2019, vol.21, n.spe, pp.607-627. Epub 24-Jan-2020. ISSN 1983-0807. http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4014.
Objetivo
O objetivo deste artigo é esclarecer a distinção entre as cadeias globais de valor e as vertentes selecionadas da literatura sobre negócios; redes de negócios, estratégia e negócios internacionais. Essas quatro áreas de pesquisa têm perguntas iniciais muitas vezes diferentes e os públicos a que se dirigem também diferem. Houve tentativas de estabelecer ligações entre essas teorias, mas isso é uma exceção, e não a regra.
Metodologia
Os princípios e conceitos básicos das quatro áreas são identificados. Os resultados foram usados para desenvolver uma matriz resumida das abordagens. Nossa via metodológica é indutiva e inferencial, pois a tarefa envolve a busca de semelhanças, complementaridades e sobreposições entre as quatro disciplinas de ciências sociais.
Resultados
A literatura dos campos estudados se sobrepõe às questões que tentam entender, mesmo que não usem terminologia idêntica. As quatro áreas defendem o mesmo princípio na compreensão do campo organizacional: a complexidade. As empresas são incentivadas a realizar trocas com outras empresas.
Contribuições
A contribuição teórica deste artigo baseia-se na ideia de que, embora os quatro campos de pesquisa - CGV, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais - avancem de forma independente, origens comuns podem ser observadas, permitindo um conjunto de proposições comuns.
Palavras-chave : Cadeias globais de valor; Redes de negócios; Convergência da literatura; Estratégia de negócio; Negócios internacionais.