SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialCadeias globais de valor, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais: convergênciasCapacidade de inovação dos clusters: entendimento da inovação de redes geográficas de negócios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1806-4892versão On-line ISSN 1983-0807

Resumo

NEVES, Marcos Fava; KALAKI, Rafael Bordonal; RODRIGUES, Jonny Mateus  e  GRAY, Allan Wayne. Planejamento estratégico e gestão de cadeias de alimentos e do agronegócio: o método ChainPlan (estrutural). Rev. bras. gest. neg. [online]. 2019, vol.21, n.spe, pp.628-646.  Epub 24-Jan-2020. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4012.

Objetivo

O objetivo deste artigo é aprimorar o método do planejamento estratégico e da gestão das cadeias de alimentos e do agronegócio.

Metodologia

Várias metodologias de pesquisa foram utilizadas para desenvolver a metodologia ChainPlan. A teoria (análise da literatura) forneceu a base para a construção de uma estrutura preliminar dez anos antes. Em seguida, a aplicação empírica do método inicial criou insights sobre adições e subtrações necessárias ao método original. Esses insights, combinados com uma pesquisa contínua sobre os avanços nas teorias, contribuíram para o desenvolvimento da metodologia ChainPlan.

Resultados

Proposição de um método para complementar a lacuna teórica no planejamento estratégico aplicado às cadeias do agronegócio. O método ChainPlan é um método teórico-empírico, construído a partir da literatura acadêmica e aperfeiçoado ao longo dos anos por meio de sua aplicação em diversas cadeias produtivas.

Contribuições

Muitos autores propuseram um método para construir planos estratégicos nas organizações, mas quando o assunto é o planejamento de cadeias do agronegócio, a discussão acadêmica gira em torno da coordenação e das análises das cadeias do agronegócio a serem aplicadas nesse setor. Este artigo preencheu essa lacuna teórica e propõe uma ferramenta, que é um método de planejamento estratégico específico para aplicação nas cadeias do agronegócio.

Palavras-chave : Planejamento e gestão estratégicos; Agronegócio; Sistemas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )