1.1 |
Apresentação de projetos |
Acesso a vários projetos (dados secundários)
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Força o pensamento coletivo. |
1.2 |
Empréstimo de matérias-primas e troca de trabalho entre os empreendimentos do AVA |
“[...] Agora mesmo, a gente teve dois cursos pela Natura, que ela trouxe, está ajudando, foi um de segurança no trabalho, primeiros socorros.” (Entrevistado 1) “[...] mesmo com cursos de formação sobre boas práticas de produção do alimento, é preciso fiscalizar.” (Entrevistado 11) |
Fortalece os relacionamentos entre as empresas parceiras estabelecidas no AVA. |
1.3 |
Horta comunitária nas áreas indígenas e em outras comunidades |
Relatório de divulgação dos resultados do projeto Sentinelas da Floresta - Edição 1), Visita in loco e Imagens (dados secundários)
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Expande as relações comunitárias e beneficia os alimentos de subsistência. |
1.4 |
Cursos técnicos com a participação da comunidade (inclusão digital; oficinas sobre processamento de castanha e uso de frutas, hortaliças e madeira desvitalizada etc.) |
“[...] Agora mesmo, a gente teve dois cursos pela Natura, que ela trouxe, está ajudando, foi um de segurança no trabalho, primeiros socorros.” “[...] com cursos de formação sobre boas práticas de produção do alimento [...]” (Entrevistado 11) |
Amplia as relações e os espaços sociais para socializar as competências adquiridas no trabalho diariamente. |
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Descrição da prática - trabalho técnico |
Evidência (trechos das entrevistas) |
Impacto na criação da instituição |
1.5 |
Intercâmbio de experiências entre outras organizações, excursões à comunidade para aprender sobre o que é desenvolvido no AVA (escolas, outras organizações, administradores públicos, estudantes etc.) |
Relatório de divulgação dos resultados do projeto Sentinelas da Floresta - Edição 1 e 2) (dados secundários)
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Promove experiência e traz parcerias potenciais. |
1.6 |
Dias de campo com a comunidade em áreas de extrativismo ou horta e plantio de mudas |
Relatório de divulgação dos resultados do projeto Sentinelas da Floresta - Edição 1 e 2) (dados secundários)
Projeto apresentado em parceria com a universidade (UNEMAT) em Educação Ambiental. (dados secundários)
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Promove a troca de experiências e reflexões entre os membros da comunidade. |
1.7 |
Apresentação de projetos para concorrer a prêmios oferecidos por agências de fomento |
Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM BRASIL (2013). Site: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2966:catid=28&Itemid=23>
Prêmio Fundação Banco do Brasil para a AMCA em 2014. Site: https://www.cidadenova.org.br/editorial/inspira/577-mulheres_impulsionam_geracao_de_renda_no (dados secundários)
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Melhora o conhecimento da comunidade sobre o trabalho desenvolvido no AVA e seus benefícios. |
1.8 |
Trabalho técnico de profissionais externos como apoio aos empreendimentos (COOPAVAM; AMCA, quatro associações nativas). |
“Então, esses relatórios de visitas de cada técnico, em cada propriedade, todos os dias, são inseridos no relatório final com as assinaturas de todos os envolvidos.” (Entrevistado 2)
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Essa prática ocorre enquanto houver projetos patrocinados. No entanto, melhorou o conhecimento dos empreendimentos e o aprendizado dos trabalhadores. |
1.9 |
Promoção de eventos para a conscientização sobre o meio ambiente nas escolas públicas. |
Relatório de divulgação dos resultados do projeto Sentinelas da Floresta - Edição 1 e 2) (dados secundários)
Projeto apresentado em parceria com a universidade (UNEMAT) em Educação Ambiental. (dados secundários)
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Promove a conscientização da comunidade sobre questões ambientais e o valor do trabalho desenvolvido na região. |
1.10 |
Teses de mestrado e teses de doutorado sobre o caso: CATIE - Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Costa Rica); POLICYMIX (Noruega); Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Federal de Goiás (Brasil) |
“[...] Atualmente, a experiência vivida aqui no estado de Mato Grosso chama a atenção para o lado acadêmico, incluindo estudos de universidades estrangeiras como CATIE e POLICYMIX, além de trabalhos da UFMT e UNEMAT.” (Entrevistado 2) |
Oferece análises sob diferentes pontos de vista sobre a experiência, o que pode contribuir para a replicação das práticas de inovação social. |
1.11 |
Exposição dos produtos em feiras nacionais e internacionais. |
Evidência do site institucional da COOPAVAM (dados secundários)
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Melhora a comercialização do produto e o conhecimento sobre outras experiências. |