Acessibilidade / Reportar erro

Governança e melhoria na CGV: por que a inserção importa?

Resumo

Objetivo

O objetivo principal deste estudo é propor a inserção de atores como fonte de governança e melhoria na estrutura da cadeia global de valor (CGV).

Metodologia

Este estudo utiliza análise de coocorrência de palavras para estudar a produção científica referente à CGV. A análise é realizada utilizando o mapeamento de controvérsias da Teoria da Mudança Científica e Tecnológica (TSTC, na sigla em inglês).

Resultados

Duas lacunas teóricas foram apontadas devido à evolução na teoria da CGV. A primeira é a de que a governança e a melhoria têm mais de uma definição e a segunda, de que valor e rede são estratégias de melhoria. Este artigo propõe o uso da estrutura de Montenegro e Bulgacov (2014) para transladar a governança e a melhoria, respectivamente, como governança em rede e resultados estratégicos. A inserção é importante porque é um conceito teórico estável (Granovetter, 1985) que pode ser um elo entre a governança em rede e os resultados estratégicos.

Contribuições

A principal contribuição deste estudo é a proposta de uma inserção relativista como fonte de governança e melhoria. A segunda contribuição é apresentar uma estrutura baseada na Teoria Ator-Rede (TAR), modelada para estudar a governança e seus resultados estratégicos.

Palavras-chave
CGV; Governança; Normas; Melhoria e inserção

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br