Acessibilidade / Reportar erro

Eleições e sucessão de CEOs em empresas estatais brasileiras

Resumo

Objetivo:

Estudar os impactos das eleições e processos de sucessão nas ações das empresas estatais.

Metodologia:

Por meio de eventos de estudo, investigamos longitudinalmente os impactos de eventos políticos (eleições) e de processos de sucessão em ações de empresas estatais por mais de 20 anos. Também documentamos as mudanças no gerenciamento, mostrando que as estatais enfrentam maior rotatividade no gerenciamento do que seus pares privados. As cotações das ações foram obtidas na Economatica e dados empresariais e executivos foram recuperados na B3 e na CVM.

Resultados:

Há um impacto, mas não geral, de eleições e processos de sucessão nas empresas estatais. Mais recentemente, os impactos aumentaram. A rotatividade de CEOs é maior nas empresas estatais do que em pares privados e as mudanças na gestão são maiores com as mudanças de poder.

Contribuições:

Lançamos luz sobre fenômenos que acontecem com frequência no Brasil: sucessão de CEOs em empresas estatais e eventos políticos impactando empresas estatais.

Palavras-chave:
Estatais; sucessão de CEOs; governança corporativa; estrutura acionária

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br