SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10Os legítimos interesses de segurança dos Estados e a proteção internacional de refugiadosAcesso de populações migrantes a tratamento antiretroviral no Sul Global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos

versão impressa ISSN 1806-6445versão On-line ISSN 1983-3342

Resumo

VIANA, Manuela Trindade. Cooperação internacional e deslocamento interno na Colômbia: Desafios à maior crise humanitária da América do Sul. Sur, Rev. int. direitos human. [online]. 2009, vol.6, n.10, pp.138-161. ISSN 1806-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-64452009000100008.

O objetivo deste artigo é compreender a interação entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o governo colombiano nos esforços de mitigação do deslocamento interno forçado, bem como os principais desafios enfrentados na abordagem do problema. Este artigo privilegia a leitura adotada pelos atores mencionados acima, a qual vincula o deslocamento ao conflito armado vivenciado pelo país há mais de quarenta anos. Embora se trate de um problema observado há décadas, as formulações políticas nacionais com vistas à sua mitigação surgiram tardiamente, mais precisamente, em meados da década de 1990. Da mesma forma, a atenção do ACNUR ao problema somente foi intensificada em finais dessa mesma década. O artigo conclui que existe uma grande assimetria entre o desenvolvimento normativo de atenção aos deslocados observado na Colômbia e a execução de tais normas. Por exemplo, falta coordenação entre entidades nacionais e sub-nacionais, assim como entre as nacionais e as internacionais. No que diz respeito à prevenção do deslocamento interno e avaliação do impacto das políticas, o desafio é ainda maior, na medida em que são embrionários os esforços neste sentido. Sustenta-se que o ACNUR tem empregado os mesmos critérios que o governo na execução de suas tarefas, quando estes poderiam ser repensados e redefinidos à luz da experiência do Alto Comissariado.

Palavras-chave : Deslocados Internos; Colômbia; ACNUR; Conflito Armado; Crise Humanitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons