SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue11Disability, human rights and justiceDomestic adjudication and economic, social and cultural rights: a socio-legal review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos

Print version ISSN 1806-6445

Abstract

LEMAITRE RIPOLL, Julieta. O amor em tempos de cólera: direitos LGTB na Colômbia. Sur, Rev. int. direitos human. [online]. 2009, vol.6, n.11, pp. 78-97. ISSN 1806-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-64452009000200005.

Em uma audiência realizada em novembro de 2009 perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ativistas denunciaram a violência que as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) enfrentam na Colômbia. Entre os fatos denunciados estavam o abuso policial, as violações sexuais nas prisões, os assassinatos motivados pelo ódio, bem como múltiplas formas de discriminação. Isso contrasta com a jurisprudência avançada da Corte Constitucional da qual decorre a proteção da livre opção sexual. A partir de uma descrição tanto da violência como das sentenças, este artigo analisa o papel simbólico do direito e argumenta que os ativistas têm uma relação ambivalente com o direito: ao mesmo tempo em que desconfiam dele, por sua ineficácia, mobilizam-se pela reforma legal e se beneficiam da jurisprudência progressista da Corte.

Keywords : Direitos dos homossexuais; Direitos LGBT; Direitos sexuais; Igualdade; Casais do mesmo sexo; Corte Constitucional colombiana; Violência por preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · pdf in English | Spanish | Portuguese