SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Variabilidade espacial do fósforo e das frações granulométricas de um Latossolo Vermelho AmareloAcúmulo de matéria seca e nutrientes em meloeiro produzido sob estresse salino e doses de potássio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Samuel de Assis et al. Lógica fuzzy na avaliação da fertilidade do solo e produtividade do café conilon. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.1, pp.9-17. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20100002.

O objetivo deste estudo foi analisar, utilizando a geoestatística e o sistema de classificação fuzzy, a fertilidade de uma área experimental com base em atributos químicos do solo e sua relação com a produtividade do café conilon. O estudo foi realizado na fazenda experimental do INCAPER-ES. As amostras de solo foram coletadas na profundidade de 0 - 0,2 m, sendo analisados os atributos: fósforo, potássio, cálcio e magnésio, alumínio, soma de bases, capacidade de troca catiônica a pH 7 e saturação por bases. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva, exploratória e à analise geoestatística. Utilizou-se um sistema de classificação fuzzy utilizando os atributos descritos para inferir sobre a fertilidade do solo e sua relação com a produtividade da cultura. A possibilidade de fertilidade apresentou relação espacial positiva com a produtividade da cultura, com valores mais elevados desta onde a possibilidade de solo fértil é superior.

Palavras-chave : Coffea canephora Pierre x Froenher; Fertilidade do solo; Cafeicultura; Geoestatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )