SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Biological responses of the Sipha flava (Forbes, 1884) (Hemiptera: Aphididae) fed with different elephant grass genotypesPlant arrangement and grain yield of two simple maize hybrids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

AMORIM, Aiala Vieira et al. Respostas fisiológicas de plantas adultas de cajueiro anão precoce à salinidade. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.1, pp.113-121. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20100016.

A salinidade é um estresse que altera o desenvolvimento dos vegetais, limitando a produção agrícola. Portanto, objetivou-se no presente trabalho avaliar o efeito desse estresse no potencial osmótico, no conteúdo de solutos inorgânicos e orgânicos, nas trocas gasosas (fotossíntese, transpiração e condutância estomática) e na produção de plantas adultas de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L). O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus, Ceará, durante os meses de agosto a dezembro de 2006. As plantas foram submetidas a níveis crescentes de salinidade, utilizando-se água de irrigação com condutividade elétrica (CEa) de 0,5 (controle); 4,0, 8,0 e 12 dS m-1. Os dados foram coletados mensalmente e submetidos à análise estatística. Apesar da condutividade elétrica do extrato de saturação (CEes) ter aumentado com a salinidade, não foram observadas diferenças significativas no potencial osmótico foliar, nas trocas gasosas ou nos teores dos solutos orgânicos e inorgânicos entre os tratamentos. Com exceção do potencial osmótico foliar e das trocas gasosas, os demais parâmetros estudados variaram ao longo do experimento em função do estádio fenológico das plantas, com os maiores valores encontrados na época de frutificação. Portanto, o estresse salino não foi suficiente para causar mudanças significativas no desenvolvimento e na produtividade das plantas estudadas.

Keywords : Anacardium occidentale; Solos-salinidade; Solutos orgânicos; Solutos inorgânicos; Trocas gasosas foliares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )