SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Validation of laboratory methods applied to microsatellite markersQuantitative descriptors to estimative genetic divergence in castor bean genotypes based on multivariate analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

ZANARDO, Bernardo et al. Posições das mudas de alface nas bandejas de poliestireno e efeitos na normalidade e homogeneidade dos erros na produção de plantas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.2, pp. 285-293. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902010000200017.

A qualidade de um experimento pode ser descrita por intermédio de estatísticas, sendo o erro experimental um dos parâmetros de avaliação dessa qualidade. O objetivo do trabalho foi verificar a interferência de diferentes posições de mudas de alface em bandeja de poliestireno sobre a normalidade e homogeneidade dos erros em experimentos realizados em estufa plástica e em campo. Foram conduzidos seis experimentos no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, sendo três no verão (2006-2007) e três no outono-inverno (2007) com a cultura da alface, cultivar Vera. Os tratamentos foram 12 diferentes posições das mudas na bandeja de produção. As variáveis analisadas na produção de mudas e após o transplante aos ambientes foram a fitomassa fresca e seca da parte aérea e raiz e fitomassa fresca e seca da parte aérea, respectivamente. Foram testadas as normalidade e homogeneidade dos erros sendo comparadas às médias de cada tratamento. Há atendimento da homogeneidade e normalidade dos erros para as fitomassas fresca da parte aérea e de raiz de alface nos experimentos com diferentes posições de mudas na bandeja de produção, nos diferentes ambientes e estações sazonais de cultivo. Para a fitomassa seca da parte aérea não há atendimento da homogeneidade e/ou normalidade dos erros nos experimentos no verão, com produção de mudas e de plantas na estufa plástica. Para a fitomassa seca de raiz não há atendimento da normalidade dos erros no experimento no outono-inverno com produção de mudas.

Keywords : Lactuca sativa; Planejamento experimental; Análise de variância; Mudas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese