SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Adaptability and stability of soybean cultivars under conditions of varzeas, in Tocantins State BrazilSeed quality of jatropha under different drying air conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

MODOLO, Alcir José et al. Desempenho de híbridos de milho na Região Sudoeste do Paraná sob diferentes espaçamentos entre linhas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.3, pp. 435-441. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902010000300016.

A manipulação do arranjo de plantas de milho, através de alterações na densidade de plantas, de espaçamento entre linhas, de distribuição de plantas na linha e na variabilidade entre plantas, é uma das práticas de manejo mais importantes para maximizar a interceptação da radiação solar, otimizar o seu uso e potencializar o rendimento de grãos. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho estudar os efeitos da combinação entre diferentes híbridos de milho e espaçamentos entre linhas no desenvolvimento da cultura em sistema de plantio direto na Região Sudoeste do Paraná. O experimento foi realizado na Área Experimental do Curso de Agronomia da UTFPR, no município de Pato Branco - Pr, com delineamento estatístico aleatorizado em blocos em esquema fatorial (3 x 3), com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela combinação entre três híbridos (DKB 240, PIONEER 30R50 e SG 6010) e três espaçamentos entre linhas (0,45; 0,70 e 0,90 m). Após a semeadura, foram avaliados: a altura de plantas, o diâmetro do colmo, o rendimento de grãos e seus componentes. Os resultados mostraram que em nenhuma das avaliações houve interações entre híbridos e espaçamentos e que a redução no espaçamento entre linhas promoveu aumento no número de espigas por planta e o incremento na produtividade de grãos na cultura do milho.

Keywords : Milho hibrido; Plantio direto; Componentes de rendimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese