SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Weeds interference periods in naturally colored cotton 'BRS Safira'Germination and morphological expression of Pilosocereus pachycladus Ritter fruits, seeds and seedlings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

FERREIRA, Elane Grazielle Borba de Sousa; MATOS, Valderez Pontes; SENA, Lúcia Helena de Moura  and  SALES, Anna Gorett de Figueiredo Almeida. Efeito alelopático do extrato aquoso de sabiá na germinação de sementes de fava. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.3, pp. 463-467. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902010000300020.

O sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) é uma planta medicinal que pode ser utilizada em sistemas agroflorestais. É empregada na composição de pastagens arbóreas, em faixas entre plantações, para enriquecer capoeiras e ainda pode ser empregada como cerca viva. A fava (Phaseolus lunatus L.) é uma das quatro espécies do gênero Phaseolus exploradas comercialmente, seu consumo é preferencialmente na forma de grãos verdes cozidos ou na forma de conserva. O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito alelopático do extrato aquoso do sabiá sobre a germinação de sementes e crescimento inicial de plântulas de fava. As sementes de fava foram postas para germinar em caixas plásticas, onde foram semeadas entre o substrato vermiculita, e em seguida colocados em germinador a 25 ºC e sob luz contínua. O substrato foi umedecido, com o extrato aquoso de folhas jovens de sabiá, nas concentrações de 25; 50; 75 e 100%, além da testemunha umedecida apenas com água destilada. As variáveis avaliadas foram: porcentagem, primeira contagem e índice de velocidade de germinação além do comprimento da raiz primária. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes cada. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e de regressão polinomial. No estudo da regressão polinomial foi empregada a equação que melhor se ajustou aos dados. Os valores em porcentagem foram transformados em arc sen (n/100)0,5. Conclui-se que as diferentes concentrações do extrato de folhas jovens de sabiá utilizadas não prejudicaram a germinação das sementes de fava.

Keywords : Alelopatia; Mimosa caesalpiniaefolia; Phaseolus lunatus; Germinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese