SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Effect of inducers of resistance and cultivars of cotton on the behavior of Aphis gossypiiGenetic divergence among the commercials corns cultivars in low heigts in Tocantins harvest 2007/2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SANTOS, Caio Márcio Guimarães et al. Substratos e regulador vegetal no enraizamento de estacas de pitaya. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.4, pp. 625-629. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902010000400016.

A pitaya é uma cactácea originária das florestas tropicais americanas que produz frutos exóticos bem apreciados e comercializados, principalmente no continente asiático. Contudo, ainda é uma espécie vegetal que demanda informações técnicas de cultivo nas áreas agrícolas brasileiras, motivando pesquisas em várias áreas do conhecimento. Objetivou-se avaliar diferentes substratos no enraizamento de cladódios imersos e não imersos no regulador de crescimento, ácido naftalenacético (ANA), na formação e desenvolvimento inicial de raízes em estacas de Hylocereus undatus, resultando em mudas mais vigorosas e de melhor qualidade. O experimento foi conduzido sob ripado no Departamento de Produção Vegetal - setor de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas no campus de Botucatu - UNESP. O delineamento experimental foi o inteiramente aleatorizado em esquema fatorial 4 x 2 (substratos x condições) com quatro repetições. Após 60 dias da instalação do experimento foram avaliados: massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca e seca das raízes e o comprimento da maior raiz. O crescimento e desenvolvimento radicular inicial de mudas não são influenciados pelo regulador vegetal ANA. Os substratos com a presença de areia são os mais adequados para a formação de mudas vigorosas e de boa qualidade. A mistura areia + esterco bovino proporciona maior acúmulo de fitomassa no sistema radicular de pitaya (H. undatus).

Keywords : Cactácea; Estaquia; Raízes Adventícias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese