SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Produção agroeconômica de três variedades de alface: cultivo com e sem amontoaTemperaturas e substratos para germinação e vigor de sementes de Euterpe oleracea Mart índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Ciência Agronômica

versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

LIMA, Michella de Albuquerque et al. Trocas gasosas em folhas de sol e sombreadas de cajueiro anão em diferentes regimes hídricos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.4, pp. 654-663. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902010000400020.

Foram analisadas as variações sazonais nas taxas de trocas gasosas em lâminas foliares, sombreadas e a pleno sol, de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.), quando submetidas aos regimes de irrigação e de sequeiro. Os clones CCP 76 e BRS 189 foram mensalmente avaliados quanto ao seu desempenho fisiológico em relação à condutância estomática (gs), às taxas transpiratórias (E) e fotossintéticas (A), à temperatura foliar e à relação entre as concentrações interna e externa de CO2 (Ci/Ce). O experimento foi conduzido entre setembro de 2006 e agosto de 2007, na estação experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, localizada no município de Paraipaba, Ceará. As variáveis A, gs, E e Ci/Ce foram afetadas apenas em função da época do ano e dos tipos de folhas. A maior influência nos fatores fisiológicos analisados ocorreu devido às condições em que as folhas estavam submetidas (sol ou sombra) e aos fatores meteorológicos e não à supressão da irrigação. Isto, possivelmente porque os resultados aqui obtido estejam mais bem relacionados com as fases fenológicas da cultura do que com os tratamentos, demonstrando assim o conspícuo efeito fisiológico da força dos drenos e da irradiância nessas plantas.

Palavras-chave : Anacardium occidentale; Estresse hídrico; Ecofisiologia vegetal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português