SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Protein concentrate from the residues left after filleting Nile tilapia (Oreochromis niloticus): physical-chemical characterization and sensory acceptanceGenetic divergence among soybean cultivars, under irrigated conditions, in south Tocantins state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

BASTOS, Edson Alves et al. Identificação de genótipos de feijão-caupi tolerantes à seca. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2011, vol.42, n.1, pp. 100-107. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902011000100013.

A seleção de genótipos com tolerância à seca é essencial para a produção de alimentos no mundo, especialmente em regiões de clima árido ou com má distribuição de chuvas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar genótipos com características de tolerância e sensibilidade ao estresse hídrico. Foram conduzidos dois experimentos em campo, um sob déficit hídrico durante a fase reprodutiva e outro sob irrigação plena, ambos em um delineamento de blocos ao acaso com 20 tratamentos (genótipos) e quatro repetições. O déficit hídrico foi obtido aplicando-se, aproximadamente, metade da lâmina requerida pela cultura do feijão-caupi. Foram avaliados o índice de área foliar, teor de clorofila, componentes de produção e o rendimento de grãos. O déficit hídrico reduziu em 20% o índice médio de área foliar, 16% o índice médio de clorofila, 175% o número médio de vagens por planta e em 60% a produção de grãos. Os genótipos Santo Inácio e Tracuateua-192 são sensíveis ao déficit de água no solo, enquanto o BRS-Paraguaçu, o Pingo-de-ouro-1-2 e o Pingo-de-ouro-1 são tolerantes à seca.

Keywords : Vigna unguiculata; Índice de área foliar; Teor de clorofila.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English