SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Nitrogenous compounds and carbohydrates in sorghum subjected to salinity and combinations of nitrate and ammoniumDifferential expression of VuUCP1a and VuUCP1b in caupi under salt stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

LIMA, Michella de Albuquerque; CASTRO, Victor Freitas de; VIDAL, Jones Batista  and  ENEAS-FILHO, Joaquim. Aplicação de silício em milho e feijão-de-corda sob estresse salino. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2011, vol.42, n.2, pp. 398-403. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902011000200019.

Apesar de não ser um nutriente essencial, o silício pode aumentar o potencial produtivo de algumas culturas e tem sido utilizado para atenuar os efeitos tóxicos do estresse salino. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o efeito do silicato de sódio aplicado sob dois modos diferentes em plântulas de milho e feijão-de-corda submetidas à salinidade. Em casa de vegetação, as plântulas receberam uma dose de Na2SiO3 a 1 mM, via aplicação foliar ou diretamente na solução nutritiva, e foram cultivadas na presença ou ausência de NaCl a 100 mM, durante 15 dias. Foram avaliados a matéria seca de folhas, caules e raízes, a área foliar e o vazamento de eletrólitos em folhas e raízes. De modo geral, a salinidade reduziu a matéria seca das folhas, caules e raízes e aumentou o vazamento de eletrólitos nas folhas e raízes das plântulas. A aplicação de silício via solução nutritiva promoveu maiores valores em todos os parâmetros de crescimento e reduziu os danos de membrana no milho, mas isso não foi observado em feijão-de-corda. O silício atenuou os efeitos tóxicos do NaCl no crescimento das plântulas de milho, quando aplicado diretamente na solução nutritiva.

Keywords : Silicatos; Salinidade; Zea mays; Vigna unguiculata.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese