SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Genetic diversity of common bean accessions by agronomic traitsPhysical characterization of peduncles of early dwarf cashew clones at different stages of maturation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

VENDRAMINI, Jhonata Maia et al. Otimização do uso dos descritores morfo-agronômicos de mandioca em análise multivariada. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2011, vol.42, n.4, pp. 906-913. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902011000400012.

O presente trabalho tem por finalidade avaliar e caracterizar os acessos de mandioca que estão introduzidos na coleção de germoplasma da UNEMAT presentes no campo experimental da EMPAER do município de Cáceres, e verificar a utilização do uso dos descritores morfo-agronômicos quanto à sua eficiência, com emprego de variáveis multicategóricas, através de análise multivariada. Em cada acesso foram analisados e avaliados 40 descritores morfológicos e agronômicos, considerados como essenciais para a execução dos ensaios de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade dos acessos de Manihot ssp. O estudo demonstrou que com a exclusão do grupo dos descritores Mínimos obteve resultados de aproximadamente 92% de similaridade se comparados com o uso de todos os Descritores. Os resultados obtidos nos 38 acessos de mandioca do banco de germoplasma da UNEMAT campus Cáceres evidenciam existência de variabilidade genética.

Keywords : Diversidade Genética; Manihot esculenta; Genética Vegetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese