SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de sorgo granífero em diferentes ambientes do estado do CearáTemperatura base para emissão de nós e plastocrono de plantas de melancia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

OLIVEIRA, Francisco de Assis de et al. Produção do algodoeiro em função da salinidade e tratamento de sementes com regulador de crescimento. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.2, pp. 279-287. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000200010.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de salinidade da água de irrigação e sementes tratadas com regulador de crescimento na produção do algodoeiro. O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso, arranjados em esquema fatorial 5 x 2 com quatro repetições. Os tratamentos resultaram da combinação de cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (S1-0,5; S2-2,0; S3-3,5; S4-5,0 e S5-6,5 dS m-1) em sementes tratadas e não tratadas com regulador de crescimento. As variáveis avaliadas foram: produção de algodão em caroço, produção de sementes e de fibra, peso de 100 sementes e porcentagem de fibra. Não houve interação entre os níveis de salinidades e as sementes tratadas com regulador de crescimento. Os parâmetros produtivos do algodoeiro são reduzidos com uso de água de salinidade a partir de 3,5 dS m-1, independente das sementes serem tratadas com regulador de crescimento. As características agronômicas: peso de 100 sementes, porcentagem de fibra e produção de algodão em caroço não são influenciadas pelo cloreto de mepiquat. O tratamento das sementes com regulador de crescimento não afeta o efeito adverso da salinidade.

Palavras-chave : Algodão-cultivo; Estresse salino; Cloreto de mepiquat.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português