SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2A conceptual proposal for self-propelled açai (Euterpe oleracea Mart.) harvesters for the amazon regionEssential oils of Cinnamomum zeylanicum, Cymbopogon nardus and Zingiber officinale: composition, antioxidant and antibacterial activities índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Ciência Agronômica

versión On-line ISSN 1806-6690

Resumen

BRITTO, Fábio Brandão et al. Herbicidas no alto rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.2, pp. 390-398. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000200024.

A crescente atividade agrícola em áreas de mananciais tem causado preocupações quanto à contaminação por herbicidas em áreas agrícolas. O problema se torna mais importante quando a contaminação pode afetar a água para uso humano, como ocorre com a água do Rio Poxim, que abastece a cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. O objetivo do estudo foi avaliar o risco de contaminação de águas superficiais e subterrâneas por herbicidas no alto da Sub-bacia do Rio Poxim e detectar a presença dos princípios ativos Diuron e Ametrina, à montante das plantações de cana-de-açúcar. A análise de risco foi realizada mediante critérios da Environmental Protection Agency (EPA), índice de GUS e método de GOSS. Observou-se que vários princípios ativos sofrem risco de lixiviação, demonstrando a importância do monitoramento do rio para controle tanto da qualidade da água como da frequência e volume de herbicidas aplicado na região. A partir do resultado, foi realizado um monitoramento bimensal de julho de 2009 a julho de 2010, em dois pontos de amostragem. As amostras de água foram analisadas em laboratório, onde se, constatou a presença de Diuron e Ametrina. A qualidade da água na Sub-bacia do Rio Poxim está sendo influenciada pelo uso de herbicidas na região. Ocorreu um aumento nas concentrações dos herbicidas na água superficial, durante o período chuvoso, provocado possivelmente pelo escoamento superficial.

Palabras llave : Contaminação de águas superficiais e subterrâneas; Efeito dos herbicidas; Solos-lixiviação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués