SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Soil quality indexes under different forestry and adjacent native scrubland use and management systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

TAVARES, Rodrigo Castro; MENDES FILHO, Paulo Furtado; LACERDA, Claudivan Feitosa de  and  SILVA, Joedna. Colonização micorrízica e nodulação radicular em mudas de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) sob diferentes níveis de salinidade. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 409-416. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300001.

O sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) é uma espécie vegetal nativa do nordeste brasileiro e reúne algumas características fundamentais para compor programas de reabilitação de áreas salinizadas, principalmente quanto associado aos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) e a bactérias fixadoras de nitrogênio (BFN). O objetivo do presente estudo foi avaliar a colonização micorrízica e a nodulação radicular de mudas de sabiá adubadas com composto orgânico e irrigadas com águas de diferentes condutividades elétricas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial com 2 (presença e ausência de fungos micorrízicos arbusculares) x 2 (presença e ausência de composto orgânico) x 5 níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,7; 1,2; 2,2; 3,2 e 4,2 dS m-1), com 3 repetições. Os resultados obtidos indicam que: a salinidade reduziu a colonização micorrízica e a nodulação radicular das mudas de sabiá; a intensificação das condições de estresse salino aumentaram a dependência micorrízica das mudas de sabiá; a colonização das mudas de sabiá com os FMAs proporcionou aumentos na matéria seca dos nódulos radiculares da ordem de 1900%; as micorrizas arbusculares reduziram o pH após o cultivo do solo; e a adição de vermicomposto não promoveu efeito sobre a colonização micorrízica das mudas de sabiá, entretanto, aumentou a produção de matéria seca dos nódulos radiculares.

Keywords : Sabiá (árvore); Salinidade; Microssimbiontes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese