SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Mycorrhizal colonization and root nodulation in sabiá seedlings (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) at different salinity levelsDiscrimination of geomorphic surfaces with multivariate analysis of soil attributes in sandstone - basalt lithosequence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

FREITAS, Diego Antonio França de; SILVA, Marx Leandro Naves; CARDOSO, Evaldo Luis  and  CURI, Nilton. Índices de qualidade do solo sob diferentes sistemas de uso e manejo florestal e cerrado nativo adjacente. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 417-428. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300002.

Existe uma dificuldade em quantificar diferentes atributos do solo que estão relacionados com a sustentabilidade e traduzir estes indicadores na forma de índices de qualidade do solo. Assim, objetivou-se neste trabalho estabelecer tais índices sob diferentes sistemas de uso e manejo florestal e cerrado nativo adjacente através da avaliação integrada de atributos físicos e químicos. Para isto, foram desenvolvidos dois índices de qualidade (IQS1 e IQS2) utilizando um banco de dados sobre sistemas de manejo do eucalipto e cerrado nativo em Latossolos de Minas Gerais. No IQS1 os ecossistemas naturais, caracterizados pela mínima intervenção antrópica e de esperado equilíbrio, foram considerados como referência. O IQS2 foi gerado a partir de um modelo aditivo que considera as funções principais do solo e os indicadores de qualidade a elas associados, sendo atribuídos pesos para as funções e indicadores. O IQS1 e o IQS2 apresentaram diferentes valores para os solos e sistemas de manejo analisados. Os sistemas sofreram reduções do IQS1 quando comparados aos sistemas nativos, sendo que apenas os sistemas agrossilvopastoris apresentaram valores superiores de qualidade do solo quando comparados aos sistemas de referência. Pelo IQS2, os Latossolos Vermelho-Amarelos (LVA1 e LVA2) apresentaram qualidade do solo superior aos Latossolos Vermelhos (LV1 e LV2), sendo este resultado devido às menores limitações dos atributos químicos e físicos nas funções principais dos solos, influenciadas pelos sistemas de manejo daqueles solos. Apenas os sistemas agrossilvopastoris que utilizam eucalipto com arroz e eucalipto com soja proporcionaram melhoria da qualidade do solo pelos dois sistemas analisados.

Keywords : Eucalipto; Solo-qualidade; Sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese