SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Discrimination of geomorphic surfaces with multivariate analysis of soil attributes in sandstone - basalt lithosequencePolymer-coated phosphate fertilizer and liming on the production and morphological parameters of corn author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

ALVES, Francisco Abel Lemos et al. Cinética de absorção de K+ na ausência e presença de Na+ em raízes de cajueiro. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 439-445. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300004.

Um dos efeitos da salinidade causado por excesso de Na+ nos solos é a redução dos níveis de K+ nos tecidos vegetais. O trabalho objetivou caracterizar as vias de absorção de K+ de alta e baixa afinidade em raízes de cajueiro na ausência e presença de concentrações de Na+. Os estudos de cinética de absorção de K+ na ausência e presença de NaCl foram realizados com raízes destacadas de plântulas de cajueiro cultivadas sob privação de K+. O excesso de Na+ no meio externo causou redução da absorção de K+ pelos sistemas de alta e de baixa afinidade. A redução da absorção de K+, causada pelo excesso de Na+ no meio, nas raízes de cajueiro ocorre por mecanismo competitivo. Esse tipo de competição foi evidenciado pelo aumento dos valores de Km para a absorção de K+ induzido pelo Na+ externo, sem alterar os valores de Vmáx. Os resultados mostram que a salinidade pode comprometer a aquisição e a utilização de K+ em plantas de cajueiro.

Keywords : Cajú; Plantas-efeito do sal; Plantas-efeito do potássio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese