SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Kinetics of K+ absorption in the absence and presence of Na+ in roots cashew treeSpatial variability of the fertility attributes of Dystropheric Red Latosol under a notillage system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

FIGUEIREDO, Cícero Célio de et al. Adubo fosfatado revestido com polímero e calagem na produção e parâmetros morfológicos de milho. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 446-452. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300005.

A baixa disponibilidade de fósforo em solos ácidos, como os do Cerrado, exige um manejo eficiente da adubação fosfatada. O uso de tecnologias que aumentem a eficiência de uso do fósforo é uma alternativa que pode ser adotada, desde que se considere a realidade dos solos brasileiros. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de adubo fosfatado revestido com polímero, associada à calagem, na produção e parâmetros morfológicos da cultura do milho. O estudo foi conduzido em campo, em Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, arranjados em esquema fatorial 2 x 4, com três repetições. Os tratamentos resultaram da combinação de duas fontes de fósforo (MAP convencional e MAP revestido com polímero - Kimcoat®) com quatro níveis de saturação por bases (27; 40; 50 e 60%). As fontes de fósforo apresentaram diferenças dependentes dos níveis de saturação por bases. O MAP revestido com polímero promoveu melhor desempenho do milho, quanto à produtividade, produção de matéria seca total e altura de planta, em relação ao MAP convencional. As maiores diferenças foram verificadas nas saturações por bases de 40 e 50%, nas quais o MAP revestido promoveu o incremento na produtividade de grãos de 3,40 e 3,48 t ha-1, respectivamente, em relação ao MAP convencional.

Keywords : Fósforo revestido; Adubação; Plantas-efeito do fósforo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese