SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Development and productivity of quinoa sown on different dates the during off-seasonCombining ability for agronomic traits in snap bean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

ROTILI, Eliane Aparecida et al. Divergência genética em genótipos de milho, no estado do Tocantins. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 516-521. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300014.

Este trabalho objetivou avaliar a divergência genética em genótipos de milho no sul do estado do Tocantins. O experimento foi realizado no município de Gurupi - TO. As populações foram obtidas de 70 híbridos top cross pelo cruzamento de linhagens S6 com um testador, utilizando-se 11 cultivares como testemunha, totalizando 81 genótipos. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados com duas repetições. As características avaliadas foram: altura da planta, altura da espiga, prolificidade, comprimento de espiga, diâmetro de espiga, peso de 100 grãos, peso hectolítrico e produtividade de grãos. A divergência genética foi avaliada por procedimentos multivariados como a distância generalizada de Mahalanobis e pelos métodos de agrupamento de otimização de Tocher e vizinho mais próximo. Encontrou-se divergência genética entre as populações estudadas promovendo a formação de grupos diferentes entre o método de Tocher e do vizinho mais próximo. As características produtividade e comprimento de espiga foram as que mais e menos, respectivamente, contribuíram na diversidade genética dos genótipos.

Keywords : Zea mays; Plantas-melhoramento genético; Análise multivariada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese